SEJA MUITO BEM VINDO!

Bem pessoal,

Dei início à este blog para falar especialmente de literatura. Falar, na verdade, de arte em geral. Coisas que tanto gosto e com as quais tanto me identifico. O blog não é tão movimentado, mas de vez em quando passo por aqui e deixo uma declaração, um texto, um poema... Não se acanhe. Fique à vontade e deixe um comentário. Cedo ou tarde ele será respondido.

Grande abraço a todos.

Colaboradores

terça-feira, 17 de maio de 2022

Alerquim ou Alerquina?

 

Hoje, durante nossa aula de Língua Portuguesa, surgiu a palavra Alerquim quando fui trabalhar a flexão de gênero dos substantivos. Daí, logo veio a Alerquina à tona na fala dos alunos. Mas, afinal de contas, o que é ou quem é esse personagem? Vamos entender? 

Na verdade, temos a relação entre três personagens: Pierrô, Alerquim e Colombina. Mas, de onde eles vieram? Como surgiram?

Commedia Dell'Arte é o nome de um estilo teatral nascido na Itália, no século 16. Os três  eram personagens desse estilo teatral no qual havia uma trama recheada de sátira social. Os três formavam um triângulo amoroso em que Pierrô amava Colombina, que amava Alerquim que por sua vez também desejava Colombina. Esse estilo teatral surgiu como alternativa a outro estilo chamado Commedia Erudita, que era toda encenada em latim, idioma esse inacessível à maioria das pessoas da época. 


A história dos três sempre foi um grande entretenimento popular e sua origem foi bastante influenciada pelo carnaval. As peças eram sempre realizadas nas ruas e praças italianas e ironizavam a vida e os costumes dos poderosos da época. Os três eram os principais personagens, mas também havia outros que costumavam entrar em cena. 

A versão feminina do Arlequim – Arlequina – ficou popular na cultura pop contemporânea graças à personagem de desenho em quadrinho Harley Quinn, uma supervilã conhecida como Arlequina.

Essa personagem pertence ao Universo DC Comics e apareceu pela primeira vez nas histórias da série “Batman” em 1992.

A Arlequina é também muito popular por ser a companheira do principal inimigo do Batman: o Coringa.

Existe ainda na Música Popular Brasileira (MPB) uma música chamada Colombina que faz várias referências a esses personagens e ao contexto em que eles apareciam. Curta esse som maravilhoso! 


Quer saber mais? Visite: 
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quem-sao-o-pierro-o-arlequim-e-a-colombina/ 




Em princípio, para começarmos a movimentar o blog, que tipo de conteúdo você mais gostaria de ver por aqui?

Arquivo do blog